Em Ushuaia, no inverno, o acesso a alguns locais fica difícil ou até mesmo impossível devido a grande quantidade de neve. O ideal se for se aventurar nesta época é ir com um guia local ou pelo menos ir bem equipado para evitar acidentes. A minha dica é: se você não conhece a trilha, se não tem costume de fazer trekking por sua conta ou se você não tem equipamentos de neve (grampones, bastão), não vá.
Como era a minha primeira vez "guiando" na neve, fui antes com um guia de uma agência para ver como estava o caminho. Fizemos a trilha pela manhã, usamos grampones e bastões e, na verdade, achei bem tranquilo. Pouca diferença em relação ao caminho no verão, quase sempre tem bastante lama.
(Laguna Esmeralda congelada, julho de 2016)
Na semana seguinte chegaria umas amigas do Brasil que, além de estarem pouco acostumadas a trilhas longas, nunca caminharam na neve, por isso tratei de ir alguns dias antes para ver como estava o caminho.
Algumas recomendações:
Sair pela manhã é uma ótima opção, pois, se neva a noite, pela manhã bem cedo o caminho estará pouco pisado e não escorregará tanto porque a neve está fofa e ainda não virou gelo.
Da segunda vez fomos todos sem grampone e ninguém escorregou, mas mesmo que o caminho pareça seguro, sempre tenha o dobro de atenção quando se trata de trekking na neve.
Cuidado com superfícies lisas demais no caminho, pode ser uma poça d'água congelada e você acabar com o sapato molhada, ai é game over porque sapato molhado e pé congelando é mal estar na certa.
Leve uma muda de meias e luvas. Mesmo que o seu sapato seja impermeável, às vezes o pé sua devido a diferença de temperatura e trocar a meia por uma sequinha é um alívio danado.
Andar sobre lagos congelados: não se arrisque se você não conhece o local, pode ser gelo fino, pode ser fundo, pode ser mil coisas. Tive coragem porque conheço a profundidade da lagoa aqui e sabemos que nesta época ela congela totalmente na superfície.
(Laguna Esmeralda congelada, julho de 2016)
(Laguna Esmeralda congelada, julho de 2016)
Comidas: Comer, a melhor coisa no frio. Leve chocolate quente, chás, mate, qualquer coisas que te dê um up para a hora da volta. Doces, pães, sanduíches, coisas pesadas mesmo. Frutas não vão matar a sua fome, no inverno parece que o frio suga sua energia. No fim da trilha você vai estar morto de fome e sonolento por conta do frio.
Fazer xixi no frio: (risos, risos) a minha única dica é seja rápida.
Definitivamente, vale a pena ir. A paisagem fica maravilhosa, o bosque nevado é uma lindeza só. Tomando as precauções necessárias, será mais uma aventura maravilhosa e inesquecível nessa joia natural chamada Patagônia.