quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cascada Velo de Novia – Ushuaia - Ar

Trekking super leve e paisagem super linda.

                                          
                                                                          (Verão 2017)

A trilha começa a partir do Refugio Yoppen Kawi às margens do rio Olivia. As opções para chegar até lá são: pegar um ônibus (linha A ou B) até a saída/entrada da cidade e daí caminhar cerca de 1h até a ponte para cruzar o rio Olívia, ou pedir carona na estrada depois da saída da cidade. Ou ainda ir de táxi ou contratar um transfer com empresas.

                                

A entrada está de frente a uma casinha/capela de algum santo católico na estrada, onde as pessoas param para tirar fotos. Há uma descida para carros do lado direito da ruta 3 (se você estiver caminhando no sentido oposto a Ushuaia), há que descê-la e logo haverá uma ponte de madeira para cruzar o rio e depois o Refugio Yoppen Kawi .


A distância entre o começo da trilha e a cachoeira é de cerca de 1 km (20 minutos) por um caminho empinado, porém fácil. No verão a terra fica bem seca e pode escorregar um pouco em áreas muito inclinadas. No inverno fica tudo coberto de neve, obviamente.


Na metade do caminho se tem uma ótima vista da cachoeira que se desdobra em muitas quedas até desaguar no Rio Olívia. Um pouco antes de chegar na descida para a cachoeira há umas cabanas de madeira, na qual eu suponho que se pode acampar, mas não estou segura dessa informação.

                                            

A cereja do bolo é a primeira queda d’água, na qual é possível passar por trás e tocar as águas tranquilamente. A água é muito gelada o ano todo e tem bom sabor. É um lugar muito lindo e que emite uma paz singular.

 (Verão 2017)








sábado, 21 de janeiro de 2017

Glaciar Le Martial - Ushuaia - Ar

Neve o ano todo e uma linda vista da cidade.

                              

O Glaciar Le Martial Está localizado no Monte Le Martial que fica a aproximadamente 7 km do centro da cidade de Ushuaia. É possível chegar caminhando pela montanha até a base (cerca de 2 horas) e mais 40 minutos da base até o corpo da montanha onde está o glaciar. É possível pegar um táxi ou remis (tipo táxi, só que com o preço tabelado e mais econômico) e economizar essas 2 horas de caminhada. Não paga-se nada para subir a montanha.
O caminho possui muita vegetação e água de desgelo, quase toda a cidade consome água proveniente deste glaciar. Devido a grande quantidade de árvores ao redor, no outono a paisagem fica maravilhosa e com um tom dourado/alaranjado.

                             
(Le Martial no outono)

No inverno tudo fica completamente branco de neve e é muito procurado para pratica de esportes como ski e snowboard. Na base da montanha funciona uma escola de ski de fundo, onde eles oferecem aulas de ski para iniciantes e onde se pode alugar equipamento para praticar na montanha. A única desvantagem é que a aerosilla (teleférico) não funciona há muito tempo e é preciso muita disposição para subir caminhando por quase 1 hora, descer esquiando e voltar a subir.

(Caminho ao glaciar no inverno)

 
(Metade do caminho inverno)

Uma das minhas atividades favoritas neste lugar, além de caminhar e apreciar a paisagem, é fazer culopatín, ou seja, me atirar na neve com um saco plástico ou com o carrinho adequado para isso. É possível fazer isso em qualquer época do ano.


(Inverno)

No verão há menos neve, mas ela sempre está lá. É preciso ir sempre muito aquecido pois há muito vento e faz frio o ano todo.

(Verão)

(Culopatín no verão)

Na base há um lugar chamado Casa de Té que vende bebidas, lanches, tortas e tem uma lojinha com coisas lindíssimas. Detalhe, preço extremamente “turístico”. Quase em frente a Casa de Té há um restaurante.

(Entrada da Casa de Té)

(Casa de Té no inverno)

Este é um dos locais mais visitados de Ushuaia, tanto pela pouca distancia, quanto pelo atrativo da neve mesmo no verão. Já fui muitas vezes e recomendo muito a visita.