domingo, 23 de abril de 2017

Santiago - Chile

O Chile é um país maravilhoso por suas pecualiaridades históricas, culturais e, definitivamente, geográficas. É bastante extenso, porém bem estreito. Essa característica faz com que tenhamos o sul do país gelado, com muita neve e montanhas e na outra extremidade um deserto, quente, porém maravilhoso  e com muitas lindezas naturais. Mas hoje eu vou falar da capital, Santiago.
Eu tinha apenas três dias de folga do trabalho e me virei nos 30 para conseguir vôos com bons horários. Dito isto, o que dá para fazer em Santiago em 3 dias?
A cidade é muito grande e me lembrou um pouco São Paulo, capital. Existem passeios bem legais e bem tradicionais: a vinha Concha y Toro, Centro Cultural La Moneda, Cerro Santa Lucia, Cerro San Cristóbal, Patio Bella vista, Valle Nevado, Sky costanera e etc.


(Bairro Providencia)


Desde a capital se pode fazer um tour de um dia para as cidades de Viña del Mar e Valparaíso. Também há um povoado próximo, San José de Maipo, onde se pode ver o Cajón del Maipo, Embalse El Yeso que são lugares incríveis, ainda mais no inverno.


(Cordilheira dos Andes e embalse El Yeso vistos do avião)


E o que eu pude conhecer? Caminhei por alguns bairros da cidade, fiquei na casa de uma amiga no bairro Ñuñoa. Na Plaza Nuñoa teve uma festa a noite e pude ver algumas tendinhas com comidas diferentes, vinhos, queijos e uma apresentação de Cuenca, dança tipica chilena. Provei um sorvete feito com agua de chuva\neve.
Pontos turísticos que conheci:
O Cerro San Cristóbal que está no bairro Providencia, recomendo subir de teleférico, se pode ver a cidade do alto e a vista do Cerro de cima, sua vegetação e jardins, também é muito legal. Tem um zoológico lá, mas eu não gosto, então não fui. Se pode subir a pé, há muitas trilhas e jardins e no cume uma capela ao ar livre. A vista desde o cume é linda.

(Teleférico do Cerro)

Estava muito nublado por conta de poluição e chuva e, apesar de nas fotos que tenho não dar para ver quase nada, pude ver um pouco da cidade do alto.



O centro comercial Sky Costanera reúne muitas lojas de marcas conhecidas e as grandes lojas de departamento chilenas. As roupas e eletrônicos são bem baratas em comparação a Brasil e Argentina. No alto do edifício ha um mirante conhecido como o maior mirador da America Latina. Tem 300 metros de altura e uma vista em 360° da cidade.



Vale a pena? vale. A vista é linda e da pra ter uma noção de como a cidade e enorme, alem de ver a cordilheira bordeando a cidade. O preço é meio salgado, 10.000 pesos chilenos, ou seja, 50 reais, mas não me arrependi de ter pago, mesmo com o dia meio nublado gostei do que vi, recomendo ir ver o por do sol.

Andando pelo centro encontrei uma ex-aluna da UFBA, o mundo é um ovinho de codorna. Moro em Ushuaia, ela em Salvador e conseguimos nos encontrar em Santiago, nem sabia que ela estava viajando, foi coincidência mesmo. Passamos uma tarde agradável juntas e eu fiquei muito feliz.



Chorrillanas é algo que se tem que provar. Feito com batatas fritas, choriço, carne e ovos, é uma comida tipica chilena, nada que não se conheça no Brasil, mas eu adorei a combinação.
Tive o azar de pegar um dia de Censo (feriado irrevogável, tudo fechado) e dois dias de chuva. O rafiting que havíamos programado no rio Maipo não fizemos, não andei muito pelo centro, não fui na vinha Concha y Toro porque acordei de ressaca, não fui no Cerro Santa Lucia porque ficou tarde e tive medo de ir só, porem o pouco que vi gostei muito e já estou programando a volta para ficar mais dias e conhecer o que faltou.
Mas se não era para passear e turistar o que tu foi fazer la? Para finalizar este post, deixo fotos autoexplicativas. Esta já esta na lista das minhas melhores viagens.





(Patio Bella Vista)