Um dos passeios mais populares em Ushuaia é a navegaçao pelo canal Beagle. Há duas modalidades principais: um passeio de três horas que passa pela "Isla de los Pajaros" (cormoranes, pássaros patagônicos que se assemelham aos pinguins fisicamente), "Isla de los Lobos Marinos" e o "Faro Les Eclaireus" e um passeio de seis horas que faz o mesmo trajeto e depois segue pelo canal até a "Isla Martillo" onde está a pinguinera. Esse passeio, porém, nao está disponível no inverno, excetuando algumas exceçoes onde uma parte da colônia de pinguins permanece na ilha e nao migra na estaçao fria, como ocorreu no inverno de 2017.
(Isla de los Pájaros)
Os passeios são um pouco caros, se comparado à realidade brasileira, mas em Ushuaia tudo é caro, então, não pensa muito na conversão monetário e se joga, porque vale muito a pena.
As agências costumam ter os mesmos preços e horários de saída (manha 09:00 e tarde 15:00), porém, os horários mudam nas estações em função da diferença de quantidade de luz. Os preços na temporada 2017/2018 estavam $1200 a de três horas e $1700 a de seis horas (pesos argentinos), mas já vão subir 20% a a partir de julho de 2018.
(Faro Les Èclaireus)
Você pode comprar essa excursão com as agências, pela internet ou diretamente no porto. Recomendo comprar direto no porto, exceto que você já vá comprar alguma excursão a mais com a agência ai compra tudo junto, sai o mesmo preço.
Fui no horário da tarde pensando na volta, para ver o por do Sol. Na volta choveu, mas mesmo assim estava uma paisagem incrível. A ida fui toda do lado de fora do barco, em pé, no vento frio, mas bem feliz apreciando a vista. No caminho, além dos pontos de interesse que já mencionei acima também pude ver de longe a "Estancia Túnel", o Barco Sarmiento que está naufragado, a "Estancia Remolino" e "Puerto Almanza". Do lado chileno passamos pela "Isla Navarino" e "Puerto Williams". Foi legal que nessa hora eu pude usar o celular e avisar ao marido que estava chegando (doce ilusão a minha, ainda faltava uma hora de navegação).
(Foto da ida com a tarde ensolarada. Verão 2018)
A colonia de Lobos marinhos é residente, permanecem todo o ano no mesmo local. São muito fofinhos e já estão acostumados com os barcos passando, nem nos dão importância. O barco se aproxima o máximo possível da ilha, na medida do possível para não incomodar os animais e nem bater nas pedras se há muito vento.
Chegando na pinguinera o barco faz uma parada mais longa, quase meia hora. Não se pode desembarcar na ilha, somente a agencia Piratour tem o monopólio e a permissão de fazer caminhadas turística na "Isla Martillo", e sim, sai muito mais caro e é bem concorrido. Tem que comprar a excursão com antecedência na alta temporada. No entanto, a navegação pinguinera convencional não deixa nada a desejar.
O barco se aproxima bastante da margem. Os pinguins estão por ai passeando, fazendo graça e nós não invadimos seu espaço, acho valido não perturbar as criaturinhas. Muitos vem nadar perto do barco, mergulhar. Parecem ate que estão fazendo pose para as fotos. Se você tiver sorte pode ver o pinguim rei, que tem o pescoço amarelo e é um pouco maior que os outros.
Na volta eu já vim bem cansada porque tinha trabalhado pela manhã, fiquei sentadinha no quentinho dentro da área fechada, tomando um vinho e apreciando a vista da janela. Mas, sai algumas vezes para ver um arco-iris que apareceu no caminho e as luzes do atardecer cortando as nuvens de chuva.