quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Parque Nacional Tierra del Fuego - Ushuaia - Ar

O "Parque Nacional de Tierra del Fuego" está localizado a 12 Km do centro de Ushuaia. Nele estão localizados muitos dos pontos turisticos mais visitados de Ushuaia (dos quais falarei um pouco a seguir) e, também, é onde termina a Ruta Nacional 3, uma estrada que corta a Argentina de norte a sul do país. O Parque Nacional faz fronteira direta com o Chile, tem até uma trilha onde se pode chegar ao ponto limítrofe (Hito XXIV) e está cortado também pelo Canal Beagle.
Na entrada do Parque há uma guarita onde se cobra o ingresso  e se entrega mapas e informações importantes sobre o parque, ou avisos de cuidado. Os mapas estao bem detalhados e sao de facil interpretação, todo o parque está bem sinalizado e há que se respeitar os senderos fechados ou que estão em recuperaçao. A taxa de entreada se cobra sempre nas altas temporadas e na baixa se reduz ou diretamente não se cobra. Há um valor diferenciado para turistas estrangeiros, argentinos e residentes da provincia.

Estação do Fim mundo e trem do fim do mundo: Creio que junto com a Bahia Lapataia e a Laguna Esmeralda é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Ushuaia. As pessoas chegam perguntando sobre esses lugares muitas vezes. O trajeto do trem tem aproximadamente 7 km e é apenas turístico, ou seja, não é usado com transporte de fato (já foi um dia utilizado para levar os presos da cidade até o bosque para trabalhar). O valor é um pouco salgado (atualmente está custando $1200 pesos) e o valor se atualiza a cada temporada. Tem Dois horarios fixos 09:00 e 15:00 e um horario intermediário que esta sujeito a disponibilidade (12:30). Pode-se fazer o trajeto de ida e volta, ou somente ida, esta última opção geralmente é para as pessoas que depois seguirão para conhecer o Parque Nacional, já que a estão final está dentro do parque.
Mais informações em: www.trendelfindelmundo.com.ar


Centro de Visitantes Alakush: Localizado perto do Setor do Lago Roca, está aberto de 09:00 até as 17:00 hs. No local há banheiros, um restaurante,  um museu interpretativo, uma loja de souvenirs e um balcão na entrada para informações turísticas. Do lado de fora se tem uma linda vista dos lagos e dos montes ao redor deles.
Um detalhe importante, os preços no restaurante de lá não são extremamente caros como a maioria pensa, são os mesmos preços do centro da cidade ou até mesmo mais barato. Há opções de saladas, tortas, empanadas e sempre um prato do dia no horário do almoço.
Mais informações em: http://www.centroalakush.com.ar/



Bahia Zaratiegui e Correio do Fim do Mundo: No local onde termina a linha de trem, voltando para a estrada há uma encurzilhada. Estando de costa para a cidade de Ushuaia do seu lado direito estará a estrada para a "Cascada Rio Pipo" e o "Cañadón del Toro", a frente estará o caminho para Lago Roca" e "Bahia Lapataia" e para o lado esquerdo estará o Correio.
Ai se poderá mandar postais, cartas, carimbar o passaporte, comprar selos antigos, imãs, agendas.
Há também uma vista maravilhosa para o mar e muito pássaros em seu habitat.


Senda Costera: Essa trilha começa (ou termina) na "Baia Zaratiegui", é de dificuldade fácil e leva em torno de 2 horas. Na única vez que eu fiz sozinha levei exatas 2 horas (das quais meia hora foi a parada para comer e para tirar fotos). Na entrada do parque eles te dão um mapa e um folheto com informações da fauna e da flora do local. Uma parte da trilha é bordeando a costa e uma parte é pelos bosques fueguinos






Cascada Rio Pipo: Trilha fácil de aproximadamente 30 minutos  de caminhada a partir da estação de trem do Parque Nacional (a que já está dentro dentro parque). Não é realmente uma cachoeira e sim um rio caudaloso com corrdeiras, igualmente, vale a pena pela caminhada tranquila e pela linda apisagem ao redor. O caminho está marcado con fitas e cartazes.




Laguna Verde: Está localizado âs margens da ruta 3, não é necessário nenhuma caminhada para chegar até ela. Há uma área reservada para deixar o carro e ems eguida uma passarela para chegar até o mirante da Laguna verde. Se pode ver a Laguna desde a estrada quando se ssa de carro e nos dias ensolarados a cor da água fica incrívelmente verde.



Lago roca: Passando o centro de visitantes Alakush e seguindo pela estrada se chega ao Lago Roca. O lago é formado por águas glaciais e 70% da sua área está em território Chileno. Algumas agencia oferecem a atividade de kayak ou canoagem no lago.



Hito XXIV: Pelo leito direito do Lago Roca há uma trilha devidamente sinalizada. O caminho até o marco limítrofe leva em torno de 2h entre bosques e a beira do lago. É curioso cruzar as linhas imaginárias que separam as fronteiras, se você caminhar uns 10 metros depois da placa o seu celular, ou GPS, já atualiza e diz que você está em território chileno.


Bahia Lapataia: Talvez o ponto mais visitado pelos turistas, sobretudo porque é onde termina a Ruta Nacional 3, que começa na região de Buenos Aires e termina em Tierra del Fuego. Há um estacionamento grande, o cartaz que diz "Aqui se termina la Ruta Nacional 3" e algumas passarelas para chegar até a ponta do descampado. No estacionamento do lado esquerdo há o caminho para o mirante Lapataia, do qual se tem uma linda vista da Baia do alto e do lado direito (se voce estiver de frente para o mar) uma uma trilha até a Baliza (um especie de Farol pequeno). A vista do bosque é bonita, é uma caminhada de mais ou menos 25 minutos.



Castorera: Há uma caminhada curta de 2 minutos da estrada até o local da castoreira. Deve-se procurar um local adequado para deixar o carro e voltar caminhando até a trilha. Há alguns cartazes informativos sobre como elas são formadas e sobre os hábitos dos castores.



Laguna Negra: Para chegar até esta Lagoa há uma caminhada curta de 15. Logo na entrada está o estacionamento para deixar o carro. O caminho pode ser feito em 10 a 15 minutos e é de dificuldade fácil. Está todo marcado e sinalizado.



Como podem ver o Parque Nacional é bem grande e tem vários lugares para ir. Pode-se gastar um dia inteiro nas trilhas e não chegam a conhecer tudo. Muitos turistas escolhem ir com uma agencia e vão aos pontos principais (Lapataia, Lago Roca, Estação de trem e correio do fim do mundo), deixando de fora lugares bem lindos. Uma ótima opção para conhecer o parque é alugar um carro, você poderá ir onde quiser e tomar seu próprio tempo, sai bem mais barato que ir com uma agência, ou ainda tomar o ônibus turístico que sai da rua Maipu, próximo ao porto. Tenha em conta que sao 15 km da entrada do Parque até a Baia Lapataia e as trilhas estão distribuidas ao longo do caminho. Há somente três paradas do ônibus turístico dentro do parque.
Trilhas que ainda não conheci: Senda Pampa Alta, Cerro Guanaco, Cañadon del Toro, Bahia Cucharita e Mina Beatriz, Isla Redonda.