sábado, 5 de março de 2011

Praias de Salvador - BA

Aproveitando o clima eufórico do verão e a cidade lotada de turistas, vou fazer um apanhado dos lugares mais bonitos de Salvador, para quem não conhece a cidade poder se orientar. Entretanto vou separar por categorias, começarei pelas praias.
São 50 Km de praias na cidade de Salvador, ricas em diversidade ecológica. Possui enseadas tranqüilas, propícias para mergulho, pesca submarina, natação e esportes à vela, além de praias de mar aberto e grandes ondas, boas para a prática do surfe. Há ainda as praias cercadas por arrecifes, formando piscinas naturais ótimas para crianças. Caracterizam-se também pela presença dos famosos coqueiros, de vegetação rasteira e dunas.
Porto da Barra
Sempre movimentada, a água desta praia é cristalina e quente. Pode-se alugar cadeiras e sombreiros, ou para quem prefere, esticar a canga e curtir o sol na areia mesmo. Vale ressaltar que para quem gosta de cair no mar à noite, esta é a praia mais recomendada na minha opnião, porque esta sempre iluminada e policiada.
Farol da Barra
Bem perto do Porto, tem o Farol da Barra, é talvez o ponto turísticos mais conhecido de Salvador, funciona um museu naútico no qual eu nunca entrei. Essa parte da praia tem muitas pedras, formando algumas piscinas naturais em algumas partes quando a maré está baixa.
Praia da Ondina
Não tão perto assim do Farol, ha uns 5 minutos de carro, encontra-se o Bairro da Ondina e sua bela praia, apesar de linda e muito convidativa, há de se ter cuidado porque a correnteza nessa área é forte, então se não souber nadar, não entre.
 Rio Vermelho
 Logo após o Bairro da Ondina vem o bairro do Rio Vermelho. É uma praia belíssima e bastante conhecida devido a festa que acontece todo dia 2 de fevereiro em homenagem á Iemanjá. Há uam colônia de pescadores nessa área. La você vai encontrar o mercado do peixe, uma série de barzinhos, um ambiente muito agradável. Tem esse nome porque já foi um mercado de peixe mesmo, hoje é ponto de encontro da galera.
 Praia da Amaralina

Esta praia inicia após o Quartel de Amaralina, que possui uma pequena praia privada, e vai até junto ao Quiosque das Baianas, onde se encontram muitas vendedoras de acarajé e vendedores de água de coco.
Em determinadas épocas do ano, a praia reveste-se de um tapete de algas o que deixa esta parte da orla com um odor característico.
 Pituba
Esta praia inicia junto ao Quiosque das Baianas,  indo até onde se encontrava o Clube Português, fazendo limite com a Praia do Jardim dos Namorados.
Parte da praia é perigosa e de grandes ondas sendo que a parte central, onde se encontram embarcações de pescadores e algumas barracas é a região mais apropiada para banhos, assim como a parte de praia que fica nas imediações do antigo Clube Português.
Jardim dos Namorados
Esta praia inicia após o antigo Clube Português no parque denominado de Jardim dos Namorados e termina em um rio, onde de começa a praia de Jardim de Alah. Neste parque costuma ter uma feira de artesanato, aos fins de semana ou em temporadas pré-determinada, principalmente no verão.
O Parque do Jardim dos Namorados esta ligado ao Parque do Costa Azul e ao Parque de Jardim de Alah, através de calçadão e pista de ciclismo.
Esta praia não é propicia ao banho de mar e é utilizada principalmente para a pesca de molinete, e mais eventualmente para a prática do surf.
Jardim de Alah
A praia nesta área é formada por muitas pedras e na maré baixa possui poças que permitem o banho de mar. A correnteza é forte o que ocasiona ondas grandes, é bom ter cuidado. A parte dos coqueirais é um espetáculo à parte, tranquilidade e sombra, ótimo para peque-niques
Itapuã

É a última praia da orla marítima, para além dela já é outro município. Também com altos coqueirais e correnteza. ali foi identificado um ponto de desova para tartarugas marinhas, foi instalado um posto do projeto TAMAR, e é mais um atrativo para esta praia.O nome dela em tupi significa pedra redonda. A praia do Farol e a praia de Piatã estão localizadas também no bairro de Itapuã. Ali pertinho também tem a Lagoa do Abaeté, águas escuras e dunas de areia fina e alva constituem um contraste perfeito. Devido a devastação do local foi criado o parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, em 3 de setembro de 1993, com uma área de 12 000 metros quadrados. Além das dunas e da lagoa, possui um centro urbanizado, onde lavadeiras têm a sede de uma associação. Abaeté em tupi significa homem verdadeiro.
Partindo de outro ponto da cidade, mais especificamente da cidade baixa, temos a praia da Ribeira.

Praia da Ribeira
Partindo da Ribeira temos uma variedade de destinos. A praia da Ribeira em si eu não recomendo, pois uma parte dela é impropria para banho na minha opinião, mas ali tem um aglomerado de pizzarias, sorveterias, pastelarias, restaurantes e bares, onde se encontra toda sorte de comida, fora que o ambiente à beira da praia é extremamente agradável. Depois do final de linha a qualidade da água melhora.
Praia da Boa Viagem
Bem pertinho da Ribeira, temos a praia da Boa Viagem e a Ponta de Humaitá. Praia calma, água limpa e cristalina,a única praia de areia dourada em Salvador. Além da Praia há um forte, um farol, quadra de esportes, uma igreja e um restaurante.
Além de tudo, é na minha opinião o melhor lugar para ver o pôr-do-sol, é ponto de encontro de amigos e namorados para apreciar o espetáculo do ocaso.
Seguindo a linearidade em direção à Base naval de Aratu que seria outro ponto limítrofe das praias, bem como Itapuã, temos muitas praias pelo caminho. A maioria delas não tem muito atrativo turístico, algumas são próprias para banho, outras não. Temos ali os bairros do Lobato, Plataforma, Itacaranha, Praia Grande, Periperi, Auto de Coutos, Fazenda Coutos, Paripe, São Tomé de Paripe e finalmente a Base naval de Aratu.
São tomé de Paripe
É uma praia bastante visitada, a água é limpinha e geralmente está numa temperatura bastante agradável. Quando a maré está baixa é possível caminhar bastante pela água sem chegar à profundidade. Quando ela está cheia um pequeno banco de areia fica visível. É um local bastante agradável, recomendo.
Base naval
É a ultima praia de Salvador nesta direção, última não, porque ainda tem a Praia de Inema que é propriedade particular pertencente à Marinha e o acesso é restrito. Em Base naval pode-se encontrar alguns restaurantes e pousadas, o lugar é bastante requisitado e movimentado. A água é própria para banho e há um porto de onde sai as lanchas em direção à Ilha de Maré: http://meudiariodeviagens.blogspot.com/2010/11/ilha-de-mare.html .
No verão quase todas estas praias ficam lotadas, muitos turistas escolhem Salvador como destino. Na baixa estação o fluxo de turistas diminui, mas as praias continuam bastante movimentadas. O povo aqui adora um bronze (risos).
Ao frequentar a praia use sempre protetor solar, se hidrate e recolha todo lixo que produzir. Cuidando e preservando todo mundo sai lucrando.
Eu que não sou boba vou é sair da frente do computador e vou pegar uma praia, sigam meu exemplo e boa diversão.

terça-feira, 1 de março de 2011

Brasília - DF

O Distrito Federal não é exatamente um paraíso turístico, mas tem lá seus encantos. Para quem gosta de construções arquitetônicas é prato cheio.
Comecemos pelo museu. O museu nacioanl de Brasília fica localizado na Esplanada dos ministérios, em forma de cúpula, foi idealizado pelo arquiteto Oscar Nyemeier e fica em frente a Biblioteca Nacional de Brasília.
Na biblioteca nacional, além de ter acesso ao acervo, você pode cadastra-se para usar a internet, o atendente é um senhor muito simpático.
Olha o museu no reflexo do vidro, extamente como eu falei, em frente.
Andando em direção aos ministérios, encontraras a Catedral Metropolitana de Brasília, em forma de Cálice eu acho, algo extremamente estrambólico e interessante, na entrada encontrei uma placa onde dizia, não entre de short ou bermuda, mas como não estava assinada por Jesus Cristo, entrei assim mesmo. A catedral em seu interiro é linda.
Me pareceu ser uma cidade um tanto quanto propícia a exageros  e contradições.
Em verdade estava no centro da cidade por motivo de força maior, ìamos em direção ao palácio do planalto, participar de mais um protesto contra a construção da hidrelétrica em Belo Monte no Xingu.
Bom, agente ajuda como pode. Fomos em passeata das duas torres até o Palácio, acompanhar os índios na entrega do documento. A parte os problemas que são muitos, as construções de Brasília são verdadeiras obras de arte. E só para frisar " Bin Laden, aqui tem mais duas torres".
Os dois candangos é outro nome para a obra de Bruno Giorgi batizada de Guerreiros, o nome foi dado em tributo a dois jovens operários, Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques, que morreram em um desabamento durante a construção de Brasília.
Ah, só uma dica, se for sair à noite pela cidade vá de carro. As ruas são largas e desertas, tenho a impressão de que não foi projetada para pedestres, os pontos de ônibus são longe uns dos outros e não tem policiamento, é bem verdade que me parece pouco violenta a cidade, mas é melhor evitar, fora que não tem nenhum atrativo.
Um lugar bem legal que eu visitei foi o Pontão do Lago sul, espécie de parque ou coisa assim. Tem restaurantes la dentro e é à beira do Lago Paranoá, fica em algum Lugr da Asa Sul.
É proibido banhistas, ou churrascos, ou pique-niques, segundo a placa fixada na grama. Mas a calma e tranquilidade do lugar dispensa quaisquer complementos.

Tem um parquinho infantil, uma lanchonete e mais de um restaurante. Pena que o Pier estava em reforma. Estacionamento amplo e uma vista maravilhosa da ponte JK.
A universidade de Brasilia é um pouco afastada, mas é rica em vegetação, adorei as árvores de lá, mas só para variar as coisas são muito fastadas umas das outras, se vai morar ou passear em Brasília , é melhor ter carro.
Quanto ao clima da cidade, é louco. Sol forte durante o dia chuva torrencial a noite, então tenha roupas adequadas.
Há alguns lugares legais que eu não pude conhecer, como  O poço Azul que é um local com muitas cachoeiras e o parque ecológico Tetrra viva, que fica a 45 Km da Rodoviária.
Quanto a contato de Hotéis e outras coisas, pesquisa na net e boa viagem.