O Distrito Federal não é exatamente um paraíso turístico, mas tem lá seus encantos. Para quem gosta de construções arquitetônicas é prato cheio.
Comecemos pelo museu. O museu nacioanl de Brasília fica localizado na Esplanada dos ministérios, em forma de cúpula, foi idealizado pelo arquiteto Oscar Nyemeier e fica em frente a Biblioteca Nacional de Brasília.
Na biblioteca nacional, além de ter acesso ao acervo, você pode cadastra-se para usar a internet, o atendente é um senhor muito simpático.
Olha o museu no reflexo do vidro, extamente como eu falei, em frente.
Andando em direção aos ministérios, encontraras a Catedral Metropolitana de Brasília, em forma de Cálice eu acho, algo extremamente estrambólico e interessante, na entrada encontrei uma placa onde dizia, não entre de short ou bermuda, mas como não estava assinada por Jesus Cristo, entrei assim mesmo. A catedral em seu interiro é linda.
Me pareceu ser uma cidade um tanto quanto propícia a exageros e contradições.
Em verdade estava no centro da cidade por motivo de força maior, ìamos em direção ao palácio do planalto, participar de mais um protesto contra a construção da hidrelétrica em Belo Monte no Xingu.
Bom, agente ajuda como pode. Fomos em passeata das duas torres até o Palácio, acompanhar os índios na entrega do documento. A parte os problemas que são muitos, as construções de Brasília são verdadeiras obras de arte. E só para frisar " Bin Laden, aqui tem mais duas torres".
Os dois candangos é outro nome para a obra de Bruno Giorgi batizada de Guerreiros, o nome foi dado em tributo a dois jovens operários, Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques, que morreram em um desabamento durante a construção de Brasília.
Ah, só uma dica, se for sair à noite pela cidade vá de carro. As ruas são largas e desertas, tenho a impressão de que não foi projetada para pedestres, os pontos de ônibus são longe uns dos outros e não tem policiamento, é bem verdade que me parece pouco violenta a cidade, mas é melhor evitar, fora que não tem nenhum atrativo.
Um lugar bem legal que eu visitei foi o Pontão do Lago sul, espécie de parque ou coisa assim. Tem restaurantes la dentro e é à beira do Lago Paranoá, fica em algum Lugr da Asa Sul.
É proibido banhistas, ou churrascos, ou pique-niques, segundo a placa fixada na grama. Mas a calma e tranquilidade do lugar dispensa quaisquer complementos.
Tem um parquinho infantil, uma lanchonete e mais de um restaurante. Pena que o Pier estava em reforma. Estacionamento amplo e uma vista maravilhosa da ponte JK.
A universidade de Brasilia é um pouco afastada, mas é rica em vegetação, adorei as árvores de lá, mas só para variar as coisas são muito fastadas umas das outras, se vai morar ou passear em Brasília , é melhor ter carro.
Quanto ao clima da cidade, é louco. Sol forte durante o dia chuva torrencial a noite, então tenha roupas adequadas.
Há alguns lugares legais que eu não pude conhecer, como O poço Azul que é um local com muitas cachoeiras e o parque ecológico Tetrra viva, que fica a 45 Km da Rodoviária.
Quanto a contato de Hotéis e outras coisas, pesquisa na net e boa viagem.
Oi Flor!
ResponderExcluirPassando para conhecer seu blog e convida-lá para conhecer o
http://byalcione.blogspot.com
Bjs,