Esta trilha inicia-se na Vila do Bomba ( pequeno aglomerado de casas perto no Vale do Capão), após a travessia do rio.
A trilha é bem fácil e curta, leva cerca de 30 minutos até chegar ao poço Angélica, uma porção de água cercada de vegetação natural de um lado e pedras do outro, não cheguei a me banhar nele então não sei a profundidade, mas parece raso e tranquilo.
A trilha continua em direção à Cachoeira da Purificação, após uma caminhada de menos de cinco minutos deve-se cruzar o rio para seguir a trilha, então fique de olho para avistar a trilha do outro lado.
Do início da trilha até chegar à cachoeira leva-se cerca de 45 minutos a 1 hora, dependendo do seu ritmo, a trilha é marcada, mas como a vegetação é alta, preste bem atenção no caminho para não se confundir.
Chegando na cachoeira tem umas pequenas quedas d'água que criam um visual muito legal.
Subindo as pedras e voilá, Cachoeira da purificação. O visual é lindo, o poço é cercado de pedras e vegetação, a queda da cachoeira parece vir de um buraco na pedra. Quando eu fui era tempo de seca na Chapada, então o fluxo de água caindo era pouco, o que não diminuiu em nada a sua beleza.
A água é bem gelada, uma dica: prefira ir pela manhã porque como o poço é cercado de pedra, paredão e subida (continuidade da trilha) o sol somente incide no local quando está alto no céu, ou seja, por volta de 11 a 13 horas, e o sol ajuda muito quando você sai da água gelada tiritando. Olha a minha cara de quem não está com frio (risos).
Para quem queira, se continuar subindo trilha a cima tem o poço das fadas, poço dos duendes e mais algumas quedas d'água, entretanto eu não fui dessa vez, irei conhecer em breve.
Recomendo esta trilha devido a sua beleza, aliás como tudo na chapada. Tenha sempre atenção com você e suas coisas, tente causar o menor impacto possível no ambiente e boa trilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar.