domingo, 27 de abril de 2014

Praia de Santo Antônio - Ba

Localizada no litoral norte da Bahia, no município de Mata de São João, a praia de Santo Antônio é um local muito lindo que vale a pena conhecer.
A vila de Santo Antônio é pequena, uma vila de pescadores e artesãos. Há somente um mercadinho, alguns pequenos comércios e um único local para se hospedar, um camping, que custou R$15,00 reais a diária, o dono do local também aluga uma casa dentro da sua propriedade, mas não sei o preço.
Fica a 97 km de Salvador, pode-se pegar um ônibus no terminal da calçada com direção à Porto de Sauípe, a passagem até a vila de Santo Antônio custa cerca de R$ 16, 00.
A entrada para a vila está sinalizada na BA 099, da entrada até a vila é uma caminhada de mais ou menos 3 km.
(foto retirada da internet)
O local é maravilhoso, calmo, pouco frequentado, até mesmo nos feriados. As pessoas costumam ir para a praia mas poucos se hospedam na vila.

Devido à calma e a tranquilidade do local é ideal para uma viagem à dois. A beleza do local é realmente singular.




História da vila

A história da vila de Santo Antônio começa com as caminhadas de um carteiro da região, que passava por aquelas praias e se encantou por um pedacinho de terra. Comprou e fez dali um sítio. Foi aí que surgiu o primeiro morador. Os anos se passaram, a família cresceu e o vilarejo foi surgindo entre o rio Imbassaí, a praia, as dunas e os coqueirais. "Meu avô começou isso aqui. Já estamos na sétima ou oitava geração e isso aqui não acaba mais nunca", comemora Seu Tomaz Mendes, dono do restaurante O Pescador. 
Hoje, praticamente todos os moradores da vila são de uma mesma família, os Mendes. Os poucos que vierem depois foram entrando para a família, construindo uma casinha e ficando nesse paraíso do litoral baiano. As mulheres herdaram dos índios a arte de tecer com piaçava. Confeccionam belas esteiras e bolsas de palha, uma tradição passada de mãe para filha que movimenta a economia local.
Essa pequena vila chamada Santo Antônio é assim: ideal para descansar, relaxar e esquecer do mundo. Um lugar cheio de histórias, natureza e encantos.
 (retirado de: http://guiadolitoral.uol.com.br/praia_de_santo_antonio-2498_2008.html)

Para chegar andando da vila de Santo Antônio à vila de Diogo leva uns 45 minutos. O caminho é através das Dunas.
A vista pelo caminho é muito bonita. Para não se perder você pode se guiar por um antena enorme que tem em Diogo e pode ser vista da vila. Ande em direção à antena, é meio longe, mas não se preocupe, você chega no rio de Diogo antes de chegar à bendita antena.

A vista de cima das dunas para o rio é bem legal, deve-se descer as dunas com cuidado, pois a descida é bem inclinada. Há outra descida contornando um morrinho.

Há uma ponte que liga Santo Antônio à Diogo e abaixo dela o rio onde pode-se tomar banho. A água estava quentinha e muita gostosa. Há um bar próximo ao rio e a trilha que leva à Vila de Diogo, mas eu não passei do rio.
Foi um final de semana bem tranquilo e revigorante, recomendo o local. Lembre-se que se for ficar hospedado na vila, o local é bem simples e pacato, só havendo grandes comércios nos municípios próximos, leve o máximo de coisas que for precisar e boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.