domingo, 3 de julho de 2016

Laguna Esmeralda no Inverno - Ushuaia - Ar



Em Ushuaia, no inverno, o acesso a alguns locais fica difícil ou até mesmo impossível devido a grande quantidade de neve. O ideal se for se aventurar nesta época é ir com um guia local ou pelo menos ir bem equipado para evitar acidentes. A minha dica é: se você não conhece a trilha, se não tem costume de fazer trekking por sua conta ou se você não tem equipamentos de neve (grampones, bastão), não vá.



Como era a minha primeira vez "guiando" na neve, fui antes com um guia de uma agência para ver como estava o caminho. Fizemos a trilha pela manhã, usamos grampones e bastões e, na verdade, achei bem tranquilo. Pouca diferença em relação ao caminho no verão, quase sempre tem bastante lama.


(Laguna Esmeralda congelada, julho de 2016)

Na semana seguinte chegaria umas amigas do Brasil que, além de estarem pouco acostumadas a trilhas longas, nunca caminharam na neve, por isso tratei de ir alguns dias antes para ver como estava o caminho.



Algumas recomendações:

Sair pela manhã é uma ótima opção, pois, se neva a noite, pela manhã bem cedo o caminho estará pouco pisado e não escorregará tanto porque a neve está fofa e ainda não virou gelo.
Da segunda vez fomos todos sem grampone e ninguém escorregou, mas mesmo que o caminho pareça seguro, sempre tenha o dobro de atenção quando se trata de trekking na neve.
Cuidado com superfícies lisas demais no caminho, pode ser uma poça d'água congelada e você acabar com o sapato molhada, ai é game over porque sapato molhado e pé congelando é mal estar na certa.
Leve uma muda de meias e luvas. Mesmo que o seu sapato seja impermeável, às vezes o pé sua devido a diferença de temperatura e trocar a meia por uma sequinha é um alívio danado.

Andar sobre lagos congelados: não se arrisque se você não conhece o local, pode ser gelo fino, pode ser fundo, pode ser mil coisas. Tive coragem porque conheço a profundidade da lagoa aqui e sabemos que nesta época ela congela totalmente na superfície.

                                              (Laguna Esmeralda congelada, julho de 2016)


                                             (Laguna Esmeralda congelada, julho de 2016)

Comidas: Comer, a melhor coisa no frio. Leve chocolate quente, chás, mate, qualquer coisas que te dê um up para a hora da volta. Doces, pães, sanduíches, coisas pesadas mesmo. Frutas não vão matar a sua fome, no inverno parece que o frio suga sua energia. No fim da trilha você vai estar morto de fome e sonolento por conta do frio.

Fazer xixi no frio: (risos, risos) a minha única dica é seja rápida.

Definitivamente, vale a pena ir. A paisagem fica maravilhosa, o bosque nevado é uma lindeza só. Tomando as precauções necessárias, será mais uma aventura maravilhosa e inesquecível nessa joia natural chamada Patagônia.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Laguna Encantada - Ushuaia - Ar



A laguna encantada está localizada no Valle de Andorra, na cidade de Ushuaia. Para chegar lá pode-se tomar um táxi, remis ou algum dos transportes regulares que tem na cidade de Ushuaia. Em táxi fica em torno de $200 pesos a ida, transfer é $300 pesos ida e volta. Se estiver em grupo compensa ir de táxi pois dividido entre todos sai bem barato.
O carro vai até o portão do final da estrada de terra batida e a partir daí o caminho é a pé pelo turbal. É exatamente o mesmo caminho para ir ao Glaciar vicinguerra, os caminhos se separam na metade da subida, há uma plaquinha sinalizando os caminhos para o glaciar e para as lagunas.

                           
                                                   (Valle de Andorra, verão de 2016)

Segue algumas informacoes:


Tempo de duração: +/- 3 horas
Dificuldade: Moderada
Distancia: 7.5kms ida e volta
Estação: Verão

                           

Em algumas partes o caminho não estava marcado e havia muita lama. Neste caso a lama dificultou um pouco porque não mantinha as marcas de outros trilheiros que passaram por ali.
Em um momento desviamos muito do caminho e fomos parar no alto de uma montanha e trepamos nas árvores pra ver a saída. Agora consigo rir disso, mas na hora eu estava com fome e ansiosa para ver a laguna, fiquei nervosa. (risos)

                           

                           
     (O momento em que nos perdemos e desviamos demais o caminho, mas rendeu essa ótima vista)

Uma dica útil sobre lagoas provenientes de glaciares é que geralmente ela está no meio entre as montanhas que formam uma especie de tigela ou algo assim e acumula essa água que forma a lagoa.
O caminho depois da bifurcação que leva até a encantada é um pouco inclinado, como havia muita lama foi um desfaio e tanto, não pela dificuldade, mas pela vontade de não voltar muito suja para casa, o que não foi possível.




Apesar da lama e da turba úmida a laguna é bem lindinha, o panorama como um todo é lindo. Li em alguns sites que tem uma outra laguna alguns metros acima chamada Laguna Encantada superior. Ainda não pude ir ai mas, sem dúvida, está nos meus planos.



                                                                 (Laguna Encantada)

                          
                             (Arcada dentária de algum animal que encontramos no caminho)

(Ponte para cruzar o rio na parte inicial da trilha)






segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Laguna Esmeralda - Ushuaia - Ar

O trekking até a Laguna Esmeralda é tranquilo e brinda ótimas paisagens.

                            
                                                                       (Verão 2016)

Desde a Cidade de Ushuaia pela ruta 3 leva-se cerca de 20 minutos de carro, táxi ou transfer até o início. Outra opção é pegar um ônibus até a saída da cidade (linha A ou B) e pedir carona.
O início do caminho é pelo Valle de Lobos, ou pela trilha que está a mais ou menos 100 metros antes do vale. 

                             

O caminho é relativamente tranquilo, plano e com pouca lama (exceto em período de chuva ou desgelo de neve). A trilha se faz um pouco inclinada nos metros finais. Leva-se cerca de 1h 30 min até a laguna e a caminhada vale muito a pena.

                             
                                                                        (Verão 2016)

A água tem uma cor maravilhosa que fica ainda mais intensa no verão quando há muito sol. Ao redor da lagoa estão o Glaciar Ojo del Albino (frente), o Cerro Bonet (esquerda) e muitas árvores e mais montanhas à direita.
                              
                                                                        (Verão 2016)

É visitada durante todo o ano, embora cada estação tenha seu próprio charme. Verão: cores intensas, menos frio, sol até as 22 h, outono: linda coloração dourada das folhas ao redor da lagoa, inverno: a laguna se congela completamente, o cenário ao redor completamente branco, sol até as 17 hs, primavera: dias começam a ficar mais longos, geralmente ainda tem muita neve.

                               
                                                                             (Verão 2016)

É, sem dúvida, o meu lugar favorito dos que já visitei aqui. Já fui muitas vezes lá e irei quantas mais puder. Parece sempre uma paisagem nova e cada vez mais linda.

                                 
                                                                            (Verão 2016)

É possível acampar nas margens da laguna, porém, consulte o setor de informação turística da cidade (localizada em frente ao porto) para certificar-se sobre a época do ano, recomendações, proibições, etc.