A laguna encantada está localizada no Valle de Andorra, na cidade de Ushuaia. Para chegar lá pode-se tomar um táxi, remis ou algum dos transportes regulares que tem na cidade de Ushuaia. Em táxi fica em torno de $200 pesos a ida, transfer é $300 pesos ida e volta. Se estiver em grupo compensa ir de táxi pois dividido entre todos sai bem barato.
O carro vai até o portão do final da estrada de terra batida e a partir daí o caminho é a pé pelo turbal. É exatamente o mesmo caminho para ir ao Glaciar vicinguerra, os caminhos se separam na metade da subida, há uma plaquinha sinalizando os caminhos para o glaciar e para as lagunas.(Valle de Andorra, verão de 2016)
Segue algumas informacoes:
Tempo de duração: +/- 3 horas
Dificuldade: Moderada
Distancia: 7.5kms ida e volta
Estação: Verão
Em algumas partes o caminho não estava marcado e havia muita lama. Neste caso a lama dificultou um pouco porque não mantinha as marcas de outros trilheiros que passaram por ali.
Em um momento desviamos muito do caminho e fomos parar no alto de uma montanha e trepamos nas árvores pra ver a saída. Agora consigo rir disso, mas na hora eu estava com fome e ansiosa para ver a laguna, fiquei nervosa. (risos)
(O momento em que nos perdemos e desviamos demais o caminho, mas rendeu essa ótima vista)
Uma dica útil sobre lagoas provenientes de glaciares é que geralmente ela está no meio entre as montanhas que formam uma especie de tigela ou algo assim e acumula essa água que forma a lagoa.
O caminho depois da bifurcação que leva até a encantada é um pouco inclinado, como havia muita lama foi um desfaio e tanto, não pela dificuldade, mas pela vontade de não voltar muito suja para casa, o que não foi possível.
Apesar da lama e da turba úmida a laguna é bem lindinha, o panorama como um todo é lindo. Li em alguns sites que tem uma outra laguna alguns metros acima chamada Laguna Encantada superior. Ainda não pude ir ai mas, sem dúvida, está nos meus planos.
(Laguna Encantada)
(Arcada dentária de algum animal que encontramos no caminho)
(Ponte para cruzar o rio na parte inicial da trilha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar.