A vista mais incrível que já vi. A igreja da Sé está localizada no alto da colina, construída em 1535, foi a primeira paróquia do Nordeste. Segundo um figura pitoresca que encontramos lá, e que fez as vezes de guia turístico, quando o colonizador português Duarte Coelho chegou ao alto da colina, pronunciou a seguinte frase: Ó linda situação para se construir uma vila! Maravilhado com a vista que descortinou a seus pés, batizando assim a cidade, se é verdade ou não, Deus é quem sabe, o que eu sei é que não haveria nome melhor para este lugar.
O clima de religiosidade está muito presente, mas eu como excumungada que sou não estava lá para rezar, estava só passeando mesmo.
No caminho até o Alto da Sé me senti em casa. O centro histórico de Olinda lembra muito o de Salvador.
As casas estão bonitas, todas coloridas. A Coral tintas, através do projeto" Cores para Olinda", pintou 31 imóveis da rua São Bento para comemorar os 475 anos do município.
Segundo o nosso pitoresco guia turístico, as casas de lá antigamente não possuiam números, eram identificadas nas correpondências através das cores.
Notei, e me certificou nosso camarada guia, que todas as igrejas são construídas em direção a Sé.
O local é bastante visitado, mas confesso que subir aquela ladeira para visitar a igreja, é sem dúvida uma prova de fé.
É possível encontrar no pátio interno da Igreja da Sé algumas lembracinhas de viagens, santinhos, chaveiros, e vários artesanatos. Ah! e cocada.
Do alto da Sé é possível visualizar quase todo o município. A vegetação abundante dá um toque ainda mais especial a esse maravilhoso lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar.