terça-feira, 9 de novembro de 2010

Centro Histórico de Olinda - PE

Lugar peculiarmente familiar, achei muito parecido com o Centro histórico de Salvador. As casinhas antigas, as igrejas Imperiosas em estilo Barroco, o chão de pedras, os mercados de artesanatos.
Muitas, se não todas, das construções antigas de Olinda, a maioria igrejas, são tombadas pelo IPHAN( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), creio que em Olinda são vinte igrejas no total.
Todas antigas, mas algumas estão em melhor estado de conservação que outras.
Vi também a FOOCA ( Faculdade de Olinda), estava fechada, portanto, não entrei.
Há uma lojinha onde ficam guardados alguns bonecos gigantes, onde se vende também máskaras e acessórios de carnaval.
                             
Além de ganhar dinheiro com a venda de artesanatos, máskaras típicas do carnaval Olindinense e produtos da lojinha, os proprietários possuem uma caixinha para arrecadar donativos para organização da festa, acho que são algum tipo de associação, não me recordo.
                                
Há alguns bonecos que são de pessoas famosas, como esse ai, só não lembro o nome dele.
                             
Explorando mais um pouquinho, achamos um mercado de artesanato, a figura pitoresca que nos acompanhava fazendo as vezes de guia nos disse que antigamente, os escravos eram presos nesses pequenos cubículos que hoje servem de lojas, ou seja, era um mercado de escravos.
 
Por ser dia de semana e também baixa estação de turismo, a maioria das lojinhas estavam fechadas, mas encontramos ali camisetas, bichos em madeira muito comuns nos mercados, redes, pinturas, esculturas e até uma curiosa caixinha que só ele conseguia abrir.
 
A caminho do Alto da Sé tivemos que enfrentar uma tal de ladeira quebra bunda, enoorme e muito inclinada no fim do percurso, mas fazer o quê né? Se não estou enganada é a ladeira do comercial da SKOL em que os homens latinhas descem rolando.
O passeio foi longo e cansativo, mas as histórias que ouvimos, as coisas que vimos, as construções antigas , a vista maravilhosa das praias e a gente simples, fazem de Olinda uma lugar inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.