Barra do Pote pertence ao município de Vera Cruz, está localizada entre a praia de Conceição e Coroa, na Ilha de Itaparica.
Chegar lá é fácil. Partindo de Salvador, pega-se o Ferry boat em água de meninos, a passagem custa cerca de R$ 3,50 podendo aumentar em feriados e fins de semana. Chegando em bom despacho deve-se pegar alguma van que vá nessa direção, é melhor perguntar ao motorista porque as vans não tem o nome do destino na frente, a passagem custa R$ 3,00.
O lugar é muito tranquilo. A areia é fina e branquinha, a água é cristalina que dá gosto.
Há algumas pousadas na Ilha, mas a que eu recomendo é a Pousada Beira Mar, porque está ao lado do melhor restaurante da Ilha, o Restaurante do Guiga.Lá vocâ vai soborear pratos deliciosos. Os preços são ótimos e o atendimento é de primeira. Recomendo a moqueca de camarão.
O movimento na ilha é maior no verão, por tanto se você quer paz e sossego, vá para lá na baixa estação.
A praia fica quase deserta, o que você vai ver lá são os moradores e pouquisímos turistas.
Outra coisa legal por lá é que as praias são tão próximas que vc não sabe onde termina uma e começa outra.
Andando a sua direita, se você estiver de frente para o mar, você irá em direção à praia de Conceição. Também é muito bonito, as casa vão ficando mais afastadas da praia, há alguns bares e até uma igreja antiga, quase caindo.
Há uma parte muito bonita que além da vegetação de mangue, tem uma pedras que servem de esconderijo para pequenos peixes, cada um mais lindo que o outro.
Se você andar mais um pouco na mesma direção vai encontrar um rio, ou melhor um pedaço dele que vai de encontro com o mar, é pedregoso então cuidado ao atravessar e se a maré estiver cheia não passe, tanto porque é difícil, tanto porque a visibilidade das pedras diminui e a chance de cortar o pé aumenta e muito.
Do outro lado tem um hotel muito luxuoso. A praia é quase deserta e a vista é maravilhosa.
Para além desse hotel só há areia e mar, não vi nenhuma casa ou bar, há uma barreira de pedras, provavelmente construída pelos donos do hotel.
A tranquilidade é tamanha que a vontade é sentar e fazer nada, só apreciar a vista.A água está geralmente quente e dá para tomar banho até com a maré vazia.
Já fui mais de uma vez e recomendo, apronte as suas malas e boa viagem.
Olá, Caroline! Barra do Pote e sua areia branquinha parece ser tudo que preciso para recarregar minhas energias. [sorrio]. Pena que estou tão longe. Moro no interior de SP. Parabéns pelas belas fotos! E pelo carinho com que compartilhou algo tão bom. Obrigado!
ResponderExcluir“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (Jefhcardoso)
Abraço e Feliz2011!
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com/
Noossa a meneira como vc descreve o local é espetacular, me senti caminhando por Barra do Pote, e surgiu em mim uma vontade imeeensa de conhecer esse paraíso!
ResponderExcluir