segunda-feira, 21 de maio de 2018

Lago Ness e Castelo de Urquhart - UK


Uma paixão por esse lugar desde criança. Tentei buscar na memória o motivo e estou quase segura que era porque sempre se falava do lago nos episódios de "Pica-pau", um antigo desenho animado que até hoje passa no Brasil e faz parte da minha infância, eu adorava. O desenho é americano, mas o personagem principal, Pica-pau (Woody Woodpecker), em algumas de suas temporadas era retratada como nascido numa casa de árvore na Escócia e sua família, além de outros personagens que eram escoceses. O desenho sofreu muitas mudanças de "núcleo" ao longo da sua produção, mas voltando ao lago...


Bem, eu estava em Edimburgo. A ideia inicial era passar um dia em Invernees, mas as passagens estavam caras e não haveria muito para ver além do lago. Então, decidi ficar em Edimburgo e contratar uma excursão para as Highlands de dia inteiro com uma agência de viagens e foi uma ótima escolha. O ponto alto da excursão seria o lago.
Comprei pelo decolar.com e a agencia local foi a Highlands Experience. Em Edimburgo, escolhi um hotel próximo da agência porque o passeio começaria muito cedo e terminaria tarde, 10 h de passeio no total. Inicialmente pensei que seria cansativo, mas valeu muito a pena.
O guia era bem simpático e, apesar do sotaque escocês ao qual eu não estava acostumada, deu para entender quase tudo, além do que ele sempre enfatizava as informações importantes.

                                                                (Cruzeiro pelo lago Ness)

Passamos por Queensferry Crossing, Forth Railway Bridge, Pitlochry, Parque Nacional de Cairngorms, Lago Ness, Castelo de Urquhart, Drumnadrochit, Glen Coe, Stirling (Porta das Terras Altas). Passamos pelas pontes logo na saída de Edimburgo e o guia contou a história delas. A primeira parada do dia foi em Pitlochry. Em seguida passamos pelo Parque Nacional de Cairngorms porém não paramos. A parada seguinte foi a mais longa, no Lago Ness. Permanecemos duas horas e fizemos um cruzeiro pelo lago com a operadora Loch Ness by Jacobite .


No barco havia bebidas quentes e snacks e um áudio que ia falando um pouco das historia e das lendas sobre o lago e , obviamente, sobre Nessie, o monstro. O passeio levou cerca de trinta minutos e a parada final foi no Castelo de Urquhart.


O Lago Nesé o segundo maior lago escocês e se estende por aproximadamente 37 quilômetros ao sudoeste de Inverness. O local é bastante turístico e a lenda local sobre Nessie, um monstro que habitaria as águas profundas do lago, rende muitas histórias e povoa a imaginação da população e dos turistas.


Chegamos no castelo e havia bastante pessoas. Gostei bastante do lugar porque havia varias placas com um pouco da história do local e dos habitantes que estiveram ali. Além do que em umas das torres a vista para o lago e as montanhas na outra margem eram demais. Se paga um valor para ingressar ao castelo, mas particularmente não sei quanto é. Ou se chega ao local pelo lago e daí o ingresso já está incluído no valor do cruzeiro ou se chega pelo centro de visitantes e se compra o ingresso ai mesmo.


                                                      (Fachada caída do portão do castelo)



                                (Base da "torre" construída para servir de deposito de comida)

Saindo do castelo tivemos que passar por uma loja de souvenir/café para chegar à saída para o estacionamento. Dentro desta loja há mais informações sobre as ruínas do castelo, além de algumas fotos de objetos encontrados no local, quase como um mini museu. Não queria comprar mais cosias porque já tinha muito peso na mala e já tinha gastado demais com coisas desnecessárias, porém, havia umas joias tradicionais escocesas que estava por todos lados, joias e bijoux (design iguais às joias, porém de material inferior), me tentou muito. Mas como eu já tinha comprado uma joia em no dia anterior com uma artesã em Edimburgo, me controlei.


Apesar do dia cinza e nublado, a paisagem estava incrível. Até gostei bastante porque a névoa e a escuridão na água deu todo um ar de mistério. O passeio de barco tinha 4 pontos de parada, o primeiro é no porto de Invernees, o segundo não lembro, o terceiro (onde subimos) era no centro de visitantes/restaurante e a quarta e ultima parada é no cais do Castelo.
Sai bem feliz de lá. Apesar de não ter nada de muito extraordinário, estar num local que você sempre imaginou como seria é uma sensação muito boa. Sobre as coisas que vi (e ouvi) nas águas do lago, isso fica entre mim, a garçonete bonita que queria meu casaco e Nessie. (rs)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.