Sólheimajökull é um glaciar no sul da Islândia localizado entre os vulcões Katla e Eijafjallajökkull (aquele que entrou em erupção em 2010 e ninguém sabia falar o nome, rs). Ele faz parte da enorme geleira Mýrdalsjökull e é um local turístico popular devido ao seu tamanho e relativa facilidade de acesso.
Está localizado a 31,1 km de Vìk ì Myrdal (30 min) e a 158 km de Reykjavik (2h 5 min). O acesso é pela rodovia do anel (1) e posterior desvio na rodovia 221. Esta ultima é uma estrada de terra, porém terra firme, como se fosse gravilhão, pedrinhas. Não havia muito chuva e o caminho estava ótimo, porém, em época invernal ou com grande quantidade de chuva é bom tomar cuidado no caminho.
Há um estacionamento no local e havia muitas pessoas com seus carros, além de ônibus e camionetes de agencias de turismo.
(Começo da trilha)
É possível caminhar sobre o glaciar porém, atenção. Só o faca com instrumentos adequados e de preferência com um guia habilitado, pois é perigoso. Se a ideia for somente se aproximar da beira do lago e ver o glaciar de pertinho é tranquilo fazê-lo por conta própria.
(Foto com o mozão)
Se estiver interessado em fazer o trekking pela geleira há várias agencias que organizam e te proveem os instrumentos de proteção. Tem caminhadas mais curtas somente pelo glaciar e outras mais extensas que chegam às cavernas de gelo. Infelizmente, desta vez, não fiz a caminhada pela geleira.
Do estacionamento até a beira do lago leva mais ou menos 20 minutos de caminhada.
(Turistas caminhando no vale com um guia, em direção ao glaciar)
O glaciar está numa especie de vale e o clima muda muito rápido. É necessário ir bem agasalhado e estar preparado para qualquer coisa. Chegamos com um solzinho e céu limpo, nublou, choveu, choveu granizo, granizo fino porém com o vento muito forte doía na pele que parecia agulhas te picando e depois chuva de novo. Tudo isso em menos de 50 minutos no trajeto de ida e volta.
(Foto com luz natural, ficou muito nublado e escuro de repente)
Devido à mudança climática constante e ao aumento de temperatura atmosférica, muitas geleiras da Islândia, inclusive esta, correm o risco de desaparecer. O local tem um visual incrível e me impressionou bastante. Há uns equipamentos instalados no local onde se monitora atividades sísmicas, já que está muito próximo de vulcões ativos.
(Equipamento de monitoramento sísmico)
(Lago de origem glacial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar.