sexta-feira, 18 de maio de 2018

Reynisfjara - IS


Reynisfjara é uma praia de areia negra localizada na costa sul da Islândia, próxima ao povoado de Vík y Mírdal. É considerada uma das praias mais bonitas da Islândia não só por sua areia de cor negra e suas ondas gigantes, mas também pela impressionante formação de colunas basálticas que podem chegar a 66 metros, a Reynishverfi.


Desta praia também se tem uma ótima vista do arco de Dyrholaey e as pedras conhecidas como Reynisdrangar no lado oposto da costa. Não é nenhuma surpresa que as pessoas a considerem um dos lugares mais bonitos da ilha.

(Reynasdrangar. As pedras que, segundo a lenda local, seriam trolls congelados.)

A praia não é muito grande em extensão, mas tem precipícios altos que podem chegar a 340 metros de altitude. Essa formação de colunas é o resultado de todo um processo de erupções vulcânicas que romperam glaciares na última glaciação do planeta, resultando em rochas vulcânicas, colunas de basalto, grutas e cavernas.



Para chegar a este lugar deve-se tomar a rodovia do anel (1) que é a estrada principal que circula toda a ilha, depois desviar a direita na rodovia 215 que está há uns poucos quilômetros antes de chegar a Vík í Mýrdal. 


Vík se situa há 180 quilômetros da capital da Islândia (2 horas de carro), mas nós já estávamos perto porque no dia anterior a ideia era dormir em Vík. Optamos por alugar uma cabana no meio da estrada mesmo porque era mais lindo (e muito mais barato) do que se hospedar diretamente em Vik.

                                                                  (North Star Cottage)


Demos sorte porque pela manhã estava uma temperatura agradável e o dia bem ensolarado. É um lugar bastante visitado, então sempre há gente. Preste muita atenção aos avisos no local, os fortes ventos tornam as ondas bem perigosas e podem chegar muito próximo das pedras, então fique atento e não se aproxime muito do mar, principalmente se a maré estiver cheia, como foi o caso no dia que fomos. Muitos turistas mais ousados perderam a vida por uma “foto boa” nesse local. Na época que fomos, um turista tinha morrido ali na praia 3 meses antes porque foi arrastado pelas ondas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.