(Pequena capela na estrada para Reynisfjara)
É um local realmente muito pequeno, há uma igreja no alto das colinas, um único mercado da rede Krònan, dois ou três restaurantes e um par de hotéis. É um local bem turístico apesar do tamanho devido ao fato de que está na borda da Ring Road (1), estrada principal do país, e, próximo da praia de Reynisfjara. Além de ser caminho para vulcões e glaciares localizados na costa Sul.
Importante ressaltar que se você está viajando de carro ou se simplesmente quer economizar na hora de comprar alimentos, prefira ir ao mercado. Apesar de ainda muito caro em relação ao meu custo de vida atual, o mercado Kròna tinha produtos variados e melhores preços que os restaurantes e mercados menores na capital de Reykjavik. Outro mercado com preços razoáveis é o mercado Bonus, cujo logotipo tem um porquinho rosa muito simpático, meio caolho (rs). Porem, só o vi na capital.
Vík fica diretamente ao sul do glaciar Mýrdalsjökull, que por sua vez está no topo do vulcão Katla. Katla não entrou em erupção desde 1918, o que é um período dormente atípico. O que levou os especialistas à especulação de que uma erupção pode ocorrer em breve. Uma erupção do Katla poderia derreter gelo suficiente para provocar uma enorme enchente, potencialmente grande o suficiente para destruir todo o vilarejo. Acredita-se que a igreja, localizada no alto de uma colina, seja o único edifício que sobreviveria a tal inundação.
É um local com muitas lendas. No mar, olhando na direcao da praia de Reynisfjara, se pode ver pilhas de rochas de basalto, remanescentes da extensa linha de penhascos (Reynisfjall). De acordo com o folclore local, essas pedras no mar são trolls que tentaram arrastar seus barcos para o mar porém foram pegos pela madrugada e permaneceram ai, congelados. O mar ao redor deles é bastante selvagem e tempestuoso.
(Foto retirada da internet)
Outra lenda local conta a história de um marido que encontrou sua esposa tomada pelos dois trolls. O marido fez os trolls jurarem nunca mais matar ninguém. Sua esposa era o amor de sua vida, cujo espírito livre ele era incapaz de providenciar um lar. Ela encontrou seu destino entre os trolls, pedras e mar em Reynisfjara.
Tenho pouquíssimas fotos de Vik, primeiro porque permaneci pouco tempo, segundo porque não há muita coisa mesmo para ver. Estava mais preocupada em comprar comida e reabastecer para seguir a estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar.