sexta-feira, 18 de maio de 2018

Seljalandsfoss - IS


Mais uma cachoeira linda da Islândia. Diferente da Skógafoss, nesta tinha muito vento e era bem frio. Está mais exposta e próxima da Ring road (1). A cachoeira tem uma queda de 60 m e é parte do rio Seljalands que tem sua origem na geleira do vulcão Eyjafjallajökull.
A paisagem é maravilhosa e os visitantes podem andar atrás das quedas em uma pequena caverna, deve-se tomar muito cuidado porque o chão fica bem úmido e com muita lama, mas não deixe isso te impedir de cruzar a parte de trás dela. A vista por detrás da cachoeira é incrível, porém, prepare-se para se molhar um pouquinho.

(Devido a umidade no ar ao redor, vários arco-iris aparecem)

No local há uma pequena cabana que vende souvenirs e bebidas e o estacionamento é pago. Guarde bem o seu ticket, pois as multas de trânsito são caríssimas na Islândia e pelas duvidas é melhor se prevenir.
(Tomando um cafezinho para esquentar)

Recentemente se cogitou construir um centro de visitantes no local com de 2000 metros quadrados e 8 metros de altura  perto da cachoeira, porém, o projeto provocou polêmica na Islândia em maio de 2017 e não saiu do papel. Os opositores dos planos argumentaram que o prédio estragaria a vista da cachoeira e interromperia a aparência natural da área.


Para chegar até a cachoeira o acesso é pela rodovia do anel (1). Não há nenhum desvio, exceto a própria entrada para a cachoeira que pode ser vista de longe na rodovia, do lado esquerdo se você estiver vindo de Reykjavik ou direito de estiver vindo de Vik. Está localizada a 121 km da capital pela Ring Road sentido Vìk ì Myrdal (Sudoeste). A distância da cachoeira até Vìk é de 60, 2 km (48 min) e no caminho está a cachoeira Skògafoss e o glaciar Solheimajokull.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.