Um sonho realizado conhecer este lugar. Eu estava hospedada no centro de Londres e na verdade o círculo de pedras fica mais próximo da cidade de Salisburry, ou seja, mais ou menos a duas horas de viagem do centro de Londres até lá, mas eu fui mesmo assim.
Como eu tinha voo a noite, deixei as malas no hotel para poder aproveitar o dia. Para ser prática e me preocupar o menos possível com trajetos e horários eu contratei uma excursão com uma agência local. Na verdade contratei pelo decolar.com e o receptivo local foi a agencia Golden Tours. Há a opção de fazer o passeio pela manhã ou pela tarde e a duração é de mais ou menos seis horas, das quais quatro é na estrada (duas para ir e duas para voltar) e duas horas é o tempo que você permanece na Stonehenge.
Se voce preferir ir por sua conta é possivel ir de trem ate uma das cidades próximas e depois pegar uma van até a Stonehenge. Na internet há muita informacao e detalhes sobre essa forma de transporte. No meu caso como eu tinha um voo a noite eu nao quis arriscar, paguei um pouco mais caro mas com a seguranca de que iria e voltaria no horario exato, sem surpresas.
(Foto da "frente" do monumento)
Os especialista consideram que esta parte seja a frente, mesmo sendo um monumento circular, porque é a parte mais estética e alinhada das pedras. A parte "posterior" tem pedras menos homogêneas e de diferentes tamanhos.
Se valeu a pena? para mim sim. Sou encantada por este lugar desde os tempos da escola que li um textinho num livro didático, além de outros interesses que adquiri depois de adulta e são pessoais.
Havia muita gente, muitos turistas, crianças em passeio escolar e eu não sou muito fã de muvuca, mas eu amei estar ali mesmo assim. Eles te dão um aparelho que parece um celular antigo, com áudios para você escutar sobre curiosidades e informações. Você aperta um numero especifico para escolher o idioma, depois segue apertando os números dos áudios indicados. No próprio local tem placas com números para que possa escutar o áudio relacionado ao que está vendo e ao final de cada áudio ela te da mais opções para escutar e aprender mais.
Há um centro de visitantes com um museu (você pode fazer um tour virtual pelo centro do círculo e ver videos de profissionais que cuidam do local contando mais detalhes). Há uma loja de souvenires e um café, além de banheiros públicos.
O Centro de visitantes e o estacionamento estão um pouco afastados do monumento, eles disponibilizam alguns ônibus para te levarem até lá e voltar, ou se você preferir, pode fazer o trajeto andando, tanto pela estrada quanto pelos campos ao redor. Há uma trilha sinalizada e você precisa permanecer nela.
Apesar de ter sido uma visita "bem comercial", eu adorei, estou decidida a voltar em outra ocasião. Se possível para fazer o tour privado que permite o ingresso ao centro do círculo e que ocorre poucas vezes ao ano por questões de conservação.
(Pedra conhecida como pedra do sacrifico)
Visitantes dos séculos passados lhe deram esse nome por pensar haver sangue na superfície, pela sua cor avermelhada devido a composição ferrosa. A cor avermelhada aparece de tempo em tempo, quando a superfície reaciona com o ambiente e a umidade do ar.